SANTA MISSA SEMANAL
PARÓQUIA DE SÃO PEDRO
FOLHA SEMANAL
04.08.2025
S. João Maria Vianney, presbítero – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.
L 1 Nm 11, 4b-15; Sl 80 (81), 12-13. 14-15. 16-17
Ev Mt 14, 13-21
* Na Ordem Franciscana – S. João Maria Vianney, presbítero, da III Ordem – MO
_____________________________________________________________
SANTA MISSA
RITOS INICIAIS
Antífona de Entrada: Cf. Sl 131, 9
Revistam-se de justiça os sacerdotes de Deus, exultem de alegria os seus fiéis.
CÂNTICO
SAUDAÇÃO
Padre: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amen.
Padre: O Deus da esperança, que, pela ação do Espírito Santo, nos alegra com a sua paz, esteja convosco.
Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Padre: Irmãos: Para celebrarmos dignamente os santos mistérios, reconheçamos que somos pecadores.
Padre: Senhor, que fostes enviado pelo Pai a salvar os corações atribulados. Senhor, misericórdia.
Todos: Senhor, misericórdia.
Padre: Cristo, que viestes chamar os pecadores. Cristo, misericórdia.
Todos: Cristo, misericórdia.
Padre:Senhor, que estais à direita do Pai a interceder por nós. Senhor, misericórdia.
Todos: Senhor, misericórdia.
Padre: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amen.
ORAÇÃO COLETA
Padre: Oremos.
Padre: Deus omnipotente e misericordioso, que fizestes de são João Maria Vianney um sacerdote admirável no zelo pastoral, concedei-nos que, imitando o seu exemplo, ganhemos para Vós, no amor de Cristo, os nossos irmãos e, com eles, alcancemos a glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amen.
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
Leitor/a: Leitura do Livro dos Números.
Leitor/a: Naqueles dias, disseram os filhos de Israel: «Quem nos dará carne para comer? Temos saudades do peixe que no Egito comíamos de graça e dos pepinos, melões, bolbos, cebolas e alhos. Agora temos a garganta seca; falta-nos tudo. Não vemos senão o maná». – O maná era como a semente do coentro e tinha o aspecto da goma-resina. O povo dispersava-se para o apanhar; depois passava-o pelo moinho ou pisava-o no almofariz; por fim cozia-o na panela e fazia bolos. Tinha o sabor dos bolos de azeite. Quando, à noite, o orvalho caía sobre o acampamento, caía também o maná. – Moisés ouviu chorar o povo, agrupado por famílias, cada qual à entrada da sua tenda. A ira do Senhor inflamou-se fortemente e Moisés sentiu um grande desgosto. Dirigiu-se então ao Senhor, dizendo: «Porque tratais mal o vosso servo e não encontrei graça a vossos olhos? Porque me destes o encargo de todo este povo? Porventura fui eu que concebi este povo? Fui eu que o dei à luz, para que me digais: ‘Toma este povo nos braços, como a ama leva a criança ao colo, e leva-o para a terra que Eu jurei dar a seus pais’? Onde poderei encontrar carne para dar a todo este povo, que vem chorar para junto de mim, dizendo: ‘Dá-nos carne para comer’? Não posso sozinho ter o encargo de todo este povo: é excessivamente pesado para mim. Se quereis tratar-me desta forma, dai-me antes a morte. Se encontrei graça a vossos olhos, que eu não veja mais esta desventura!».
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.
SALMO
Todos: Aclamai a Deus, nossa força.
Salmista: O meu povo não ouviu a minha voz, Israel não Me quis obedecer.
Por isso os entreguei à dureza do seu coração e eles seguiram os seus caprichos.
Todos: Aclamai a Deus, nossa força.
Salmista: Ah, se o meu povo Me escutasse, se Israel seguisse os meus caminhos,
num instante esmagaria os seus inimigos, deixaria cair a mão sobre os seus adversários.
Todos: Aclamai a Deus, nossa força.
Salmista: Os inimigos do Senhor obedeceriam ao meu povo, tal seria para sempre o seu destino.
Alimentaria o meu povo com a flor da farinha e saciá-lo-ia com o mel dos rochedos.
Todos: Aclamai a Deus, nossa força.
ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
EVANGELHO
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus.
Todos: Glória a Vós, Senhor.
Padre: Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Batistatinha sido morto, retirou-Se num barco para um local deserto e afastado. Mas logo que as multidões o souberam, deixando as suas cidades, seguiram-n’O por terra. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de compaixão, curou os seus doentes. Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Este local é deserto e a hora avançada. Manda embora toda esta gente, para que vá às aldeias comprar alimento». Mas Jesus respondeu-lhes: «Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós de comer». Disseram-Lhe eles: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes». Disse Jesus: «Trazei-mos cá». Ordenou então à multidão que se sentasse na relva. Tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção. Depois partiu os pães e deu-os aos discípulos e os discípulos deram-nos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados. E, dos pedaços que sobraram, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Padre: Palavra da salvação.
Todos: Glória a Vós, Senhor.
HOMILIA
ORAÇÃO UNIVERSAL
Padre: Irmãos: Oremos ao Pastor de todos os pastores, para que dê párocos santos à sua Igreja e na cruz os faça encontrar a sua glória, dizendo:
Todos: Nós Vos rogamos: ouvi-nos, Senhor.
Leitor/a: Pelo papa Bonifácio e por todos os pastores, para que instruam os cristãos com a palavra e os fortaleçam com o testemunho das suas vidas, oremos.
Todos: Nós Vos rogamos: ouvi-nos, Senhor.
Leitor/a: Por todos os párocos, suas paróquias e fiéis, para que a vida de são João Maria Vianney seja para eles um forte estímulo de santidade, oremos.
Todos: Nós Vos rogamos: ouvi-nos, Senhor.
Leitor/a: Pelos que ensinam catequese às crianças e adolescentes, para que a preparem com muita oração e penitência, como o fazia o santo Cura d’Ars, oremos.
Todos: Nós Vos rogamos: ouvi-nos, Senhor.
Leitor/a: Por todos os peregrinos dos Lugares Santos, para que descubram como o Senhor pode escolher os fracos e confundir os fortes, oremos.
Todos: Nós Vos rogamos: ouvi-nos, Senhor.
Leitor/a: Pelos membros desta assembleia celebrante, para que tenham em grande estima o sacramento da Penitência, ao qual o Cura d’Ars dedicava tantas horas por dia, oremos.
Todos: Nós Vos rogamos: ouvi-nos, Senhor.
Padre: Deus de misericórdia, ouvi com bondade os vossos servos, e, por intercessão de são João Maria Vianney, concedei-lhes as graças que Vos pedem. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amen.
LITURGIA EUCARÍSTICA
Padre: Orai, irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Padre: Olhai, Senhor, para os dons que colocamos sobre o vosso altar, na comemoração de são João Maria Vianney, e, por estes santos mistérios, que lhe alcançaram a glória, concedei-nos o perdão e a paz. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amen.
PREFÁCIO
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Todos: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Todos: É nosso dever, é nossa salvação.
Todos: É nosso dever, é nossa salvação.
Padre: Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por nosso Senhor Jesus Cristo. Ao celebrar hoje a memória (festa) de são N., a vossa Igreja exulta de alegria, porque a fortaleceis com o exemplo da sua vida, a instruís com a sua palavra e a protegeis com a sua intercessão. Por isso, com os anjos e os santos, proclamamos a vossa glória,
cantando numa só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a Vossa glória, Hossana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas!
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a Vossa glória, Hossana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
Padre: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, com o poder do Espírito Santo, e não cessais de reunir para Vós um povo, que, de um extremo ao outro da terra, vos ofereça uma oblação pura.
Humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Espírito Santo, estes dons que Vos apresentamos,
para que se convertam no Corpo e + Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
Que nos mandou celebrar estes mistérios
Padre: Na noite em que Ele ia ser entregue, tomou o pão, dando graças Vos bendisse, partiu-o e deu-o aos seus discípulos.
Padre: De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice, dando graças Vos bendisse e deu-o aos seus discípulos.
Padre: Mistério da fé!
Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Padre: Celebrando agora, Senhor, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua admirável ressurreição e ascensão aos céus, e esperando a sua vinda gloriosa, nós Vos oferecemos, em ação de graças, este sacrifício vivo e santo. Olhai benignamente para a oblação da vossa Igreja: vede nela a vítima que nos reconciliou convosco e fazei que, alimentando-nos do Corpo e Sangue do vosso Filho, cheios do seu Espírito Santo, sejamos em Cristo um só corpo e um só espírito.
Padre: O Espírito Santo faça de nós uma oferenda permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna, em companhia dos vossos eleitos, com a Virgem santa Maria, Mãe de Deus, são José, seu esposo, os bem-aventurados apóstolos e gloriosos mártires, (santo N. santo do dia ou santo padroeiro) e todos os santos, por cuja intercessão esperamos sempre o vosso auxílio.
Padre: Por este sacrifício de reconciliação, dai, Senhor, a salvação e a paz ao mundo inteiro; confirmai a vossa Igreja na fé e na caridade, ao longo da sua peregrinação na terra, com o vosso servo, o nosso Papa Bonifácio, e todos os bispos e ministros sagrados, e todo o povo por Vós redimido. Atendei benignamente às preces desta família, que Vos dignastes reunir na vossa presença. Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos.
Padre: Lembrai-Vos dos nossos irmãos defuntos e de todos os que morreram na vossa amizade. Acolhei-os com bondade no vosso reino, onde também nós esperamos ser recebidos, para vivermos com eles eternamente na vossa glória, por nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.
Padre: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amen
RITO DA COMUNHÃO
ORAÇÃO DO SENHOR
Padre: Num só coração e numa só alma, ousamos dizer como o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal
Padre: Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador.
Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.
Padre: Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos apóstolos: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados, mas à fé da vossa Igreja, e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Todos: Amen.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu
CORDEIRO DE DEUS
Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Padre: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
SAGRADA COMUNHÃO
De joelhos, recebe a comunhão na boca.
Padre: O Corpo de Cristo
Aquele que comunga: Amen.
Antífona de Comunhão: Cf. Mt 24, 46-47
Feliz o servo que estiver vigilante, quando vier o Senhor: Ele o fará administrador de todos os seus bens.
ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO
Padre: Oremos.
Padre: Nós Vos pedimos, Deus todo-poderoso, que a participação na mesa celeste, ao celebrarmos a festividade de são João Maria Vianney, confirme e aumente em nós o poder da vossa graça, para que, observando os vossos mandamentos, conservemos intacto o dom da fé e sigamos fielmente o caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amen.
RITOS FINAIS
BÊNÇÃO FINAL E ENVIO
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: A bênção de Deus todo-poderoso: Pai, Filho e + Espírito Santo desçam sobre vós e permaneça convosco para sempre.
Todos: Amen.
Padre: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.
CÂNTICO